o Nosso instinto animal nos leva a preferir os alimentos de cores quentes -amarelos, vermelhos e laranjas-, sempre que que, os de cores mais frias, como o azul e o roxo – nos geram rejeição e nos lembram a comida em mau estado. Assim o descreveu uma procura recente do grupo norte-americano Nielsen, para a qual estudaram os hábitos de 5.000 pessoas de 10 países.
Mas não tudo o roxo não é bom. Para além das mensagens que as cores dos alimentos enviados ao nosso subconsciente, estes também contêm alguns códigos alimentares que afirmam tuas características nutricionais. Entrevistamos especialistas para nos ajudar a decifrar o que nos apresenta cada chave pra nossa saúde.
em primeiro território, a abundância. “Quanto mais diversos forem as cores dos alimentos que colocamos na mesa, muito melhor”, explica Liliana Cabo, nutricionista-nutricionista da Associação de Nutricionistas-Nutricionistas do Principado de Astúrias (ADDEPA). Desse jeito, continuaremos a obter os privilégios de todo o círculo cromático.
O grupo dos verdes é a que abrange superior número de alimentos. Esta cor é, para o nosso cérebro, sinônimo fresco, natural e saudável. Quais são. Neste grupo encontramos vegetais e frutas como o kiwi, a alcachofra, as acelgas ou os espargos verdes.
E os espinafres e os abacates, com suas propriedades especiais (acompanhar abaixo). O que escondem. Geralmente são vegetais ricos em luteína, um antioxidante potente, no entanto assim como com grande teor de ácido fólico, magnésio, fibras e potássio. Como eles nos ajudam. Os alimentos verdes ajudam-nos a melhorar o funcionamento do nosso fígado, a fazer melhor a digestão e prevenir a prisão de ventre e de doenças cardiovasculares. A luteína e a zeaxantina, explica a nutricionista de ADDEPA, Maria Elena Marques “são xantofilas pertencentes aos carotenóides”, que fazem um efeito protetor contra doenças oftalmológicas como a catarata.
Cores relacionadas com a juventude, a alegria, a vitalidade, o excelente humor, a iluminação, o sol e a atenção. Quais são. Neste grupo, os principais protagonistas são os citrinos: limões, laranjas, tangerinas, toranjas são outras das frutas que enchem esta listagem.
Alimentos que, apesar de tua acidez, com nosso organismo são mais doces do que azedo. Também encontramos nesta escala, inclui Marques, os carotenóides -responsáveis, por esse caso, de coloração laranja ou amarela-, entre os que se encontram alimentos como cenoura, abóbora e manga. O que escondem. Ricos em vitaminas A e C. Também contém ácido fólico, magnésio, fibras e potássio.
- 23 Tenente Fisher
- Na criação de princípios activos farmacêuticos
- sete imagens por delfinarios
- 2 Batalha de Leuctra, 371 a. C
- 1 colher de sopa de pimenta rosa em grão
- 95 | 33.90
- Altura1,80 cm
< / p>“, conforme indicado Cabo. Os alimentos de essas cores com carotenóides são perfeitos pra melhorar a saúde cardiovascular, salvar a nossa pele, combate o envelhecimento e doenças digestivas. Os alimentos vermelhos, brilhantes e atraentes, evocam a paixão e exotismo. O que escondem. Os alimentos desta cor são outra fonte de vitamina C, magnésio e fitoquímicos.