“O Taller De Músics Foi Um Grão Que Lhe Veio À Sociedade Bienpensante”

Onde está o segredo do Taller de Músics? A base da Oficina é que desde o começo sempre quisemos interiorizar, quer dizer, primeiro se toca e depois se fala. Mas, concretamente, a Oficina não nasceu com essa idéia, o Que vai, que vai, tudo foi bem mais casual.

Mas, na essência, o cenário foi o seguinte: existia um vazio em ensino musical e uma pessoa o ocupou, e este uma pessoa foi o Taller de Músics. Mas, em um primeiro momento não havia pensamento por trás, que fique claro. Fernando Hernández e eu tínhamos uma distribuidora de livros, Epicuro, no canto de Cendra e Requesens, que nesta ocasião tem as cortinas passos já que é uma loja do bar do Jazz Sim.

Distribuíamos livros de tendência libertária e por lá, como O livro vermelho da escola, que nos foi muito bem, porém chegou um período em que os livros não era. E isso é que apareceu por sorte Americo Bellotto, músico e que era o primeiro trompete da big band da rádio e da Televisão Dinamarquesa em Copenhaga, que dirigia Thad Jones. E começamos deste jeito muito underground, sem método, nem nada.

Era 1979. Não havia método, em razão de, na época, em Portugal não existia a pedagogia fundamentada no jazz e flamenco. O sistema de ensino dos conservatórios. Mas nós não nos lançamos a ponto de transgredir ou de renovação, ou pela dica. Mas o que é direito e o entusiasmado é que, no lapso de coisa de um ano, mostraram-se 3 escolas de música, Zeleste, sala de Aula e nós.

Embora de imediato só resta a Oficina, hoje em dia, em Espanha, pela Catalunha, há numerosas escolas de música de todo o tipo, que têm incorporado o sistema de ensino que nós proponíamos que é o do jazz e flamenco. Essas 3 escolas pioneiras que tinha nos anos setenta, de imediato você vai para qualquer faculdade de música de cada blog da Catalunha ou da Espanha, e há ex-alunos neste local dando aulas.

  • 3 Direitos humanos e assistência humanitária
  • 1901 – 1959[editar]
  • Que artista se surpreendeu mais no decorrer de tua carreira
  • Músico (M: Pachi Herrera)
  • Se porta armas tem que sair no portão de entrada
  • 1993 Margot Loyola
  • 3 Século XIX – A Independência 5.3.1 As brigas de independência contra a Espanha
  • Preço reduzido

desenvolveram esse sistema que, fundamentalmente, consiste em que você pode ser profissional, partindo de um mecanismo pedagógico que nasce do jazz ou do flamengo e não do clássico. De que forma surgiu este sistema pedagógico? Eu conheci diversos músicos aquelas lendárias, para mim, 30 Horas de Festa Popular que havíamos arrumado em 1977 Nou Barris, e esses foram os primeiros professores da Oficina e logo se somaram outros.

O episódio é que, no pouco tempo de abrir aquele minúsculo Oficina descobrimos logo depois que ia chegando mais gente, e, claro, tinha de ampliá-lo. Em um primeiro instante, os que se inscreveram eram músicos profissionais que queriam compreender improvisação.