Marion, M. (2019). “Why Play Logical Games?

A lógica dialógica (bem como conhecida como lógica do diálogo) foi inventada como uma abordagem pragmática, a semântica da lógica que recorre a conceitos da suposição de jogos como obter uma partida e estratégia vencedora . Dado que a lógica dialógica foi a primeira a encostar a semântica da lógica com conceitos da teoria dos jogos, também é conhecida como semântica de jogos. Muito frequentemente, a semântica formal de jogos de Jaakko Hintikka, conhecida como Game Teórica Semantics (GTS), e a lógica dialógica se confundem.

no entanto,apesar de GTS e a lógica dialógica ambas compartilham uma possibilidade lúdica, seu contexto filosófico e lógico, é muito desigual. As publicações mais recentes estendem a lógica dialógica a um quadro geral pro estudo do motivo, o conhecimento e a inferência, no curso da interação argumentativa.

Os novos desenvolvimentos adicionam diálogos cooperativos e diálogos com uma linguagem inteiramente entendido. O filósofo e matemático Paul Lorenzen (Erlangen-Nürnberg-Universität) foi o primeiro a adicionar uma semântica de jogos pra lógica, no término da década de 1950. Lorenzen chamou esta semântica dialogische Logik, lógica dialógica. Mais tarde, foi formada em grande por teu discípulo Kuno Lorenz (Erlangen-Nürnberg Universität, logo após, Saarland). Por tua vez, Jaakko Hintikka (Helsínquia, Boston, EUA), construiu um pouco mais tarde a Lorenzen uma abordagem baseada em suposição de modelos conhecido como GTS.

Desde deste jeito, pela lógica, foi estudado um número significativo de diferentes semânticas de jogos. Na atualidade, podem identificar-se 4 programas de busca que abordam a conexão de motivo, entendimento e lógica no tema de diálogos, de jogos ou mais geralmente de interação. 1. A abordagem construtivista de Paul Lorenzen e Kuno Lorenz, que buscaram passar as limitações da Lógica Operacional, proporcionando-lhe princípios dialógicos.

O mecanismo de tabelas semântica pra lógica clássica e intuicionista, colocado por Evert W. Beth (1955), poderia identificar-se como um esquema pra notação de estratégias vencedoras de jogos de diálogo particulares (cf. Isso, como mencionado antecipadamente, se espalhou por Shahid Rahman e seus colaboradores em um quadro geral pro estudo de lógicas clássicas e não-clássicas.

  • Oito Programas de sistema
  • Compatibilidade: Windows e mac Os X
  • SPSS 8.0 – 1998
  • Um tipo short tem no mínimo o mesmo tamanho que um tipo char
  • Conversas de artifício
  • 3 Origem do termo

Mais recentemente, a término de fazer diálogos com conteúdo, Rahman e sua equipe de Lille enriqueceram o quadro dialógico com linguagens inteiramente interpretados da Teoria construtiva de tipos (CTT) de Per Martin-Löf. 2. A semântica formal de jogos de Jaakko Hintikka (em inglês Game Teórica Semantics (GTS)). Esta abordagem, compartilha os princípios teóricos de jogo de lógica dialógica pra constantes lógicas; porém recorre à suposição veritativo-funcional de modelos modelo, quando o processo de observação atinge o nível de afirmações elementares. Em, novas frases, no contexto da GTS, as proposições elementares são avaliadas a começar por uma função veritativo-funcional modelo.

Enquanto que, nos diálogos formais da lógica dialógica, uma localização que tenha uma proposição elementar (ou a negação de uma proposição elementar) como tese conduz à derrota do defensor. Os desenvolvimentos mais novas da abordagem GTS precisam ser Johan van Benthem e seu grupo de Amesterdão. 3. A abordagem da teoria da argumentação de Else Barth e Erik Krabbe (1982) (cf. Charles Hamblin (1970; e desenvolvido por Ralph Johnson (1999), Douglas Walton (1984), John Woods (1988) e associados. Desenvolvimentos novas adicionam a pragma-dialética (pragma dialectics), os quadros argumentativos (argumentation framework) e raciocínio anulável (defeasible reasoning).