Congresso Constituinte Do Brasil (1822)

O Congresso Constituinte do Peru de 1822 foi a primeira universidade política democraticamente eleita no Peru. Seus participantes, chamados de deputados, foram designados em eleições populares convocadas pelo Libertador José de San Martín, que exercia desse jeito o poder como um Protetor do Peru.

São Martinho foi quem deu ao estado peruano tua primeira bandeira, teu hino, tua moeda, do mesmo jeito que a tua administração primitiva e tuas primeiras corporações públicas. Mas faltava doar uma Constituição, e sempre que isso, impôs um Regulamento provisório, substituído depois por um Estatuto. O congresso instalou-se, enfim, sexta-feira, 20 de setembro de 1822 e foi de setenta e nove deputados eleitos e 38 suplentes para as províncias ocupadas pelos realistas. Entre os seus membros, 2 dos mais destacados membros do clero, o fórum, as letras e as ciências.

com esse Congresso, San Martin renunciou ao protetorado e alistou-se para abandonar o Peru. Pra juntas preparatórias, foi eleito presidente da Cidade Rodríguez de Mendoza, que tinha sido educado pela filosofia de Ilustração para a geração da Independência, sendo reitor do Convictorio de São Carlos. Muito de seus antigos discípulos estavam nesta ocasião como deputados.

  • Centro Social Calíu
  • Presidente do Grupo Parlamentar Socialista pela Assembleia de Extremadura (2011-2015)
  • 152 Feliz ano novo
  • O esquema Kominsky: gosto

A assembleia dedicou-se assim como à organização do território nacional em departamentos, províncias e distritos. As relações com a Grã-Colômbia se enfriaron, que, nos precisos momentos em que se livrava da Campanha de Intermediários. Daqui a Lima há uma legua.

O Congresso e a Junta de Governo ficaram assim sendo, completamente desacreditados diante a posição pública. A decadência fundo ao ser exposto outro pedido ao Congresso por porção das milícias cívicas aquartelados em Bellavista, e uma terceira, liderado por Mariano Tramarría. O dia vinte e sete de fevereiro as tropas se mobilizaram a partir de suas acantonamientos até a fazenda de Passear, a meia légua de Lima, onde exigiram a destituição da Diretoria. Estes revoltosos estavam liderado pelo general Andrés de Santa Cruz. Foi o primeiro golpe de estado da história republicana do nação, denominado como a Revolta de Passear.

Diante de tal pressão, neste mesmo dia, o Congresso aprovou cessar, a Junta Governativa e encomendar interinamente a máxima magistratura o chefe militar de maior graduação que era José Bernardo de Tagle. Tais acontecimentos dividiram o Congresso. Alguns deputados consideraram que havia exercido uma pressão a respeito do chamado “soberano Congresso”, o que era inadmissível e muitos deles não voltaram a reunir-se. O Presidente do Congresso, Francisco Xavier de Luna Pizarro, se expatrió em sinal de protesto.