A iconografia é a explicação do foco ou foco representado em imagens artísticas, tal como de tua simbologia e os atributos que identificam os personagens anunciados. O termo é desenvolvido pelas raízes gregas εἰκών (eikón, imagem) e longitude (grapheïn, digitar). As nuances de tua diferença conceitual com a iconología são insuficiente precisos; e, na realidade, se adicionam. A espiritualidade se ocupa da origem e desenvolvimento dos assuntos figurados, que são representados nas obras de arte, enquanto que a iconología descriptografa o teu significado.
A partir de desta maneira, apresentaram-se inúmeras monografias, enciclopédias e dicionários de iconografia. Entre os iconógrafos espanhóis é o historiador da arte Santiago Sebastián. Os 3 grandes campos da iconografia são da mitologia clássica, a mitologia cristã (ambos, em princípio, inspiradores de arte religiosa) e as representações seculares.
A iconografia da cultura popular tem sido equipamento de atenção da semiótica, a antropologia, a sociologia, os estudos culturais e os estudos sobre isto os meios de intercomunicação (Media Studies). Tais análises têm afetado a maneira em que a própria historiografia da arte compreende a iconografia, de forma especial o conceito semiótico de sinal. Implica uma leitura crítica das imagens e a investigação dos valores culturais e sociais. Em suposição de cinema (Film theory) os estilos iconográficos centram-se pela linguagem visual, particularmente no campo dos estudos de gênero (cinema de gênero -o Filme gênero-).
Os deuses da religião grega antiga foram incorporados ao panteão romano, pela assimilação dos deuses habituais com os que compartilham características comuns, mantendo-se seus nomes latinos e seus nomes gregos. Os chamados deuses olímpicos foram muito representados pelas artes figurativas, sobretudo os da chamada tríade capitolina.
A arte clássica, a cerâmica grega e os mosaicos romanos foram carros destaque para a história visual de seus mitos, durante o tempo que que a estatuária foi empregada de forma especial pro culto. Zeus-Júpiter, rei dos deuses, que preside o Olimpo, é representado como um adulto barbado (como seus irmãos Poseidon-Netuno e Hades-Plutão, que dividiu o universo).
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- Elkan76 23:15 a trinta e um de janeiro de 2016 (UTC)
Em teu porte de Jove tonante é representado, ao lançar o raio, tua principal arma, o que lhe forjou o Marido. Como arma defensiva, que lhe forjou a égide com a cabeça de Medusa ( embora também faz parcela do armamento de outros deuses guerreiros -sobretudo Ares e Atena-).
Sua insaciável cobiça fez-lhe procurar todo o tipo de amantes entre os mortais, e para obtê-los se transformava por todo o tipo de animais ou até já objetos (touro -a Europa-, cisne -Leda-, a águia-Ganimedes-, chuva de ouro -Amigo-). A principal referência para os artistas da data moderna foram As metamorfoses de Ovídio.